Segredos e superstições de Eike Batista

por Igor Viana em 5 de novembro de 2012

Eike Batista é o homem mais rico do Brasil (com uma fortuna de mais de R$ 50 bilhões de reais) e o oitavo homem mais rico do mundo. Eike representa um novo Brasil que está crescendo e mudando. Ele é a cara e um grande garoto propaganda desse novo Brasil.

Segundo o publicitário Nizan Guanaes, um dos maiores publicitários da história da publicidade brasileira de todos os tempos, “a vez do Brasil chegou e não são somos mais o país do futuro”. Sobre a fortuna de Eike Batista, muitos especulam: como ele ganhou tanto dinheiro? É preciso cautela!

Foto de Eike Batista

Eike Fuhrken Batista

Eike Batista não ganhou todos os seus bilhões de uma hora para outra. Sua fortuna é fruto de muito trabalho duro. Sua trajetória de vida não pode ser resumida em palavras ou em um simples artigo – recomendo o livro “O X da Questão”, a biografia resumida de sua vida. E você pode encontrar mais informações sobre ele aqui: blog do Eike Batista. Mas a grande jogada de Eike Batista foi sua visão de futuro, percebendo as dificuldades do país e investindo pesado em soluções.

Mas não é só isso. Eike Batista é um sujeito rico e supersticioso.

Deuses e nomes com quatro letras

Tudo começa no nome de seus filhos: Thor e Olin, nome de deuses nórdicos. E também no seu próprio nome: Eike. E no nome de sua (ex) esposa, mãe de seus dois filhos: Luma.

Percebeu? Todos os nomes têm exatamente quatro letras. Pode ser apenas o acaso – e eu acredito muito nisso -, mas, segundo muitos, é algo milimetricamente planejado. Será?

O “X” da multiplicação

Outro dado interessante são os nomes das empresas do senhor Batista: todas terminam com o “X”, segundo Eike, é o “símbolo da multiplicação”. MMX, EBX, OGX e tantas outras. EBX, para quem não sabe, significa “Eike Batista X”. Pode ser apenas um detalhe bobo, mas funcionou.

Fontes de água e riqueza

Outra coisa: fontes de água! Dizem que Eike Batista só assina contratos perto de fontes de água, que, segundo o bilionário, simbolizam a riqueza.

Anotado! Já encomendei uma fonte.

Outras superstições e o Sol Inca

E ele não se limita apenas ao que escrevi. Eike é cheio de outras superstições. Coleciona pirâmides e cristais em seu escritório. É detalhista com números das transações financeiras de suas empresas. O símbolo do Grupo EBX é um sol inca – que é belíssimo, por sinal – e transmite força e poder.

Simbolo do Sol do Eike Batista

Sol Inca – Logo EBX

Se você acredita nessas coisas – e eu acredito – o importante é ter fé e acreditar em alguma coisa além do dinheiro. Acredite em você mesmo. Acredite em suas ideias. Uma fonte de água e um “X” não criam bilionários, mas visão de futuro e sorte sim.

Foi fundamental na vida de Eike pensar no futuro. Na juventude ele teve coragem de embarcar em aventuras em busca de Ouro – na Amazônia, por exemplo. Muitos anos depois, com mais de 800 milhões dólares em fortuna (e a Luma, que era um grande patrimônio – e ele perdeu!), ele se aventurou com o petróleo e obras magníficas de infraestrutura. Assim nasceu a maior fortuna do Brasil.

Imagem e algumas informações: Site pessoal do Eike Batista

3 Comments

  1. Christofer

    7 de novembro de 2012 at 23:54

    sou supersticioso tbm, meu nome tem 10letras(passei longe de 4) nenhuma das namoradas q eu tive tinha 4letras o nome….. acho que estou caminhando para o fracasso. hehe EIKE daqui vários anos vai ser considerado uma lenda… um exemplo de pessoa para nós brasileiros.
    • Igor Viana

      19 de novembro de 2012 at 2:32

      Sobre essas paradas de superstição, é coisa de rico. Tipo: primeiro eles ficam ricos, depois místicos. hahaha
  2. ivonete

    9 de julho de 2013 at 21:35

    sou igual ao eike tenho superstições vou fazer meus jogos com a torneiras abertas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>